sábado, 11 de agosto de 2012

Brasil ficou apenas com a prata em Wembley



Todos acordaram neste sábado e falaram: é hoje o dia do ouro inédito. Mas, a história foi muito diferente. A festa simplesmente começou cedo, nem deram tempo para todos os narradores do mundo abrirem suas transmissões e já acontecia o gol de Peralta com 30 segundos num erro grotesco do lateral Rafael. 

Uma seleção que não teve personalidade em parte alguma do jogo. Porque simplesmente, se desesperou no resto do jogo. Ainda, o técnico Mano Menezes retirou Alexsandro colocando Hulk, participou bem do jogo, mas que ainda precisa evoluir muito. A nossa seleção ficou bem abaixo do nível. Tomou o segundo gol no segundo tempo, numa cabeçada de Peralta livre de marcação.

No final ainda Hulk descantou, mas já não tinha tempo para mais nada. O que fico tão surpreendido, é que enfrentou seleções fracas até chegar contra o México. Tem que ser revistos alguns pontos, o primeiro é o treinador. Ele simplesmente, não deu os resultados esperados pelo povo brasileiro. Você esteve estar se pensando assim: poxa Gabriel, mas você disse que os treinadores deveriam permanecer mais nos clubes e seleções.

Mas, vou dizer o seguinte, logo de cara você percebe quando um treinador vai dar certo ou não. Por mais que ele perca o primeiro, segundo ou terceiro jogo, você tem aquela convicção de que vai melhorar. Pois bem, com o Mano não tive essa convicção desde o início. Acho que ele não é treinador com perfil de seleção brasileira, tem um padrão ruim de jogo e que não consegue levar para as conquistas.

Existem jogadores pra mim que tem que permanecer. Neymar, Lucas, Leandro Damião, Oscar, Thiago Silva, Marcelo, e talvez o Sandro. O camisa 11, entendo a revolta do Brasil contra ele, porque todos inclusive eu, tinha uma certa expectativa para que ele repetisse que o fez no Santos na Seleção Brasileira. Não foi isso o que aconteceu. O craque não foi o esperado, mas entendo que isso é pela maneira que o Mano definiu seus métodos dentro de campo. Já no Peixe, o Muricy dá outros métodos que dão certos, por isso que joga bem. Mas, acho que ele ainda dará muitas alegrias é um craque, e vi hoje no twitter algumas pessoas dizendo: o Dunga não levou o Neymar e reclamaram, o Mano levou e reclamaram. Acho que o problema não está no Neymar, e sim em quem o treina.


O Paulo Henrique Ganso fica naquele chove e não molha, porque o Ganso em 2010 mostrou no Santos mostrou que definitivamente é um craque. Depois daí, começou a se lesionar e muitos se complicar na Seleção. A minha critíca em relação à ele não é o fato de se machucar, mais nessa história de fica no Santos, agora não fica. Agora, vai para o Corinthians, agora não vai mais. Agora vai para o Inter, agora não vai mais. 


Essa história de qual clube vai, mas das lesões me preocupa em partes, para que os torcedores e a imprensa não acabe com a carreira dele. Mas, por outro lado torço por ele, para que dê alegrias para Seleção. Mas, enquanto isso não é definido, precisa arrumar o meio-campo porque se o Ganso ficar dois anos machucados vem aí a Copa do Mundo e tem que arrumar isso rápido.

Só vou deixar uma coisa claro aqui, por mais que tenhamos ficado com a prata, isso não é ruim. Os erros servem também para serem concertados e assim melhorarmos. Acho que o projeto da Copa de 2014 e das Olímpiadas de 2016 não podem serem extinguidos, retirar o treinador e alguns jogadores. Há de se entender que a seleção do México foi superior e mereceu o ouro, agora o Brasil não pode continuar a seleção de hoje para sempre. O nome que acho que deve assumir o cargo de treinador é Felipão, ou pelo menos já se é especulado. Se for ele, vai ser ótimo, tem experiência na Seleção quem sabe? 

Pra mim teria que ser o Muricy Ramalho que já merece faz um bom tempo essa oportunidade pelos fortes títulos em que ganhou. Mas, que se for o Felipão ou Luxemburgo seriam excelentes escolhas. Agora é esperar quais serão as novas definições e torcer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário