quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Está na hora de mudar o discurso dos treinadores no Brasil

    

       


Você já percebeu que toda vez que um time fica com uma sequência sem vencer, sempre pedem para ele sair? Isso infelizmente acontece de uma maneira bem natural aqui no Brasil. Acontece com o Santos, que acumula mais derrotas e empates do que vitórias, e toda a culpa é colocada no técnico Muricy Ramalho. Mas, se parassem pra pensar, não é a culpa do treinador, pois o time do Peixe perdeu alguns jogadores para outros clubes e para a Seleção, e as vezes com o que tem não dá para vencer.

No São Paulo, contrataram o Leão, pra mim um dos melhores técnicos do País, ficou apenas o final do ano passado e o início deste e já derrubaram. No Corinthians, já está começando a acontecer isso, e sem motivo algum aparentemente. O Tite é campeão Brasileiro e Libertadores, e só porque ainda não venceu alguns jogos ainda muitas pessoas já querem tira-lo do Parque São Jorge, no Mundial o Timão está com um incrível espirito de confiança.

No Palmeiras, depois de muitos de caírem em cima do Felipão ele foi campeão da Copa do Brasil invicto. Está no rebaixamento, no campeonato brasileiro, mas isso não significa que o treinador seja ruim.


Fico muito triste, e com muita raiva quando os treinadores sempre são tachados como ruins, como despreparados. Porque antes de falarem dos treinadores, deveriam observar o elenco do clube, se há jogadores lesionados ou não, se há jogadores na seleção ou não, se há jogadores saindo ou não. Por isso, chego à conclusão que essa história de que treinador sempre é o culpado me deixa verdadeiramente com uma pulga atrás da orelha.

Porque não é possível que o treinador lute contra tudo e contra todos para ser campeão pelo seu time, e sempre está lá a imprensa, os torcedores, os rivais querendo derruba-los. O Guardiola saiu do Barcelona, mas antes disso foi campeão Espanhol, campeão da Liga dos Campeões duas vezes, campeão da Liga Eurocopa e campeão Mundial, e só saiu porque ele quis sair. Portanto, pra mim o discurso dos treinadores tem que haver mudanças, ou se não neste campeonato brasileiro muitos treinadores irão rolar escadas abaixo, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário